top of page
Menu Manifesto

MANIFESTO

A utopia de um mundo melhor

O Mundo de Ontem de Stefan Zweig já não é o mesmo mundo de hoje. Diariamente assistimos ao caos e à destruição dos pilares da vida em sociedade, sentimos na pele os efeitos das alterações climáticas, observamos a extinção de diferentes culturas e a manutenção da violência de género. O mundo transforma-se, os paradigmas evoluem e o trabalho no sector cultural tem de se adaptar aos novos tempos. A arte e a cultura devem ser um agente de mudança de mentalidades e comportamentos para que as gerações vindouras vivam num mundo melhor. Esta é a premissa e motivação para a construção do projeto da Além Mundus na região de Abrantes, em Portugal e no mundo.

 

Estamos conscientes que os diferentes atores sociais que compõem as comunidades devem contribuir de forma positiva para a sua evolução, reforçar os valores sociais, incentivar a entreajuda e a partilha de conhecimentos, garantir a sustentabilidade do planeta e trabalhar em conjunto com as políticas governamentais para o alcance dos objetivos estabelecidos pela ONU.

 

A Além Mundus é o nosso compromisso com as pessoas e as culturas que compõem o atlas da sociedade. Queremos um mundo solidário, sustentável e informado. É urgente trazer a arte e a cultura para o centro da vida em sociedade, trabalhar em parceria com as diferentes áreas (científicas, tecnológicas, humanísticas, entre outras) e criar sinergias com associações, coletividades, escolas e organismos públicos.

 

A Além Mundus tem o sonho de ser o espaço que estimula a criatividade, a descoberta e a curiosidade em todas as comunidades onde está inserida.

 

Para alcançar este sonho,

​

#comprometemo-nos a trabalhar em estreita colaboração com as políticas governamentais, ajudando a Câmara Municipal de Abrantes e as diferentes Juntas de Freguesia a cumprirem os seus objetivos na área cultural;

 

#comprometemo-nos a produzir um impacto positivo no país através das artes e da cultura;

​

#comprometemo-nos a estabelecer uma relação articulada, contínua e profícua com as associações recreativas, amadoras e coletividades de forma a criar uma única comunidade cultural, respeitando as diferenças e as tradições;

 

#comprometemo-nos a fomentar a coesão territorial através de ações concretas, desenvolvidas no território com as pessoas e para as pessoas;

 

#comprometemo-nos a ser um exemplo a nível nacional no trabalho de criação e desenvolvimento de públicos;

 

#comprometemo-nos a trabalhar no sentido de tornar a Além Mundus sustentável a nível económico e ambiental, criando o primeiro espaço de residências artísticas totalmente sustentável;

 

#comprometemo-nos a promover a arte e a cultura como instrumentos vitais para a construção de um país justo e solidário.

​

Somos utópicas? Só o tempo o dirá. Mas acreditamos que a utopia nos permite avançar e construir o mundo de amanhã, talvez o mundo melhor. 

 

 

Abrantes, 2 de outubro de 2020

bottom of page