A ALÉM MUNDUS

NÓS
Olá, nós somos a Além Mundus, uma associação cultural que tem o objetivo de causar impacto e inspirar mudanças, questionar a sociedade contemporânea, procurar soluções positivas para as diferentes comunidades, promover diálogos para facilitar o acesso às ofertas culturais. Sabe mais sobre os projetos da Além Mundus.
Missão
Construir um futuro para a cultura numa sociedade em constante transformação.
Visão
Enraizar a cultura de que “um faz a diferença no todo”. Ser uma mais-valia para a comunidade onde nos inserimos e uma referência nacional e internacional pelas sinergias desenvolvidas na região e no país.
Valores
Diálogo
Promover diálogos improváveis, intergeracionais e interculturais entre diferentes áreas sectoriais, dimensões socioeconómicas, diferentes grupos e áreas artísticas. Criar novos pontos de encontro para desenvolver novos sentidos colectivos.
Respeito
Respeitar as diferentes culturas e as suas contribuições, apaziguar as assimetrias e fortalecer relações democráticas no tecido social para a construção de modelos de desenvolvimento justos e apropriados às especificidades do ecossistema onde nos inserimos.
Sustentabilidade
Desempenhar as atividades culturais com o menor impacto possível e incorporar boas práticas na gestão das atividades culturais. Garantir a sustentabilidade económica através de redes nacionais e internacionais, incentivar o mecenato e o desenvolvimento de parcerias.
Cooperação
Criar redes colaborativas e polos dinamizadores que facilitem e promovam a vitalidade comunitária, dando resposta à diversidade com coerência, clareza e unidade de ação. Incutir o sentido de responsabilidade na conduta diária e na preservação do bem comum.
Acessibilidade
Promover boas práticas de acessibilidade física, intelectual e social. No sentido de permitir autonomia, incentivar a participação ativa na vida cultural e qualificar a comunidade para os diversos domínios da atividade artística e da vida em sociedade.
Criatividade
Fomentar o exercício da liberdade e as ideias originais. Estimular a experimentação artística como prática inovadora para a aquisição de competências pessoais e sociais. Contribuir para a diversidade e qualidade da oferta artística na região.
História
​
A Além Mundus é uma Associação Cultural, sem fins lucrativos, com sede no concelho de Abrantes, constituída em Outubro de 2020. As suas três fundadoras partilham a preocupação comum com o isolamento cultural destas, como de várias outras, zonas do interior, e o consequente interesse em desenvolver projetos artísticos de natureza participativa, comunitária e educativa, longe dos grandes centros urbanos.
​
A nossa missão prende-se com a democracia cultural, tendo como principais linhas de orientação fomentar a correção de assimetrias no acesso a espetáculos de natureza artística, combater a precariedade no sector cultural, promover a arte e a cultura como instrumento vital para a educação, estimular a participação de novos públicos nas atividades culturais, construir uma relação articulada com diferentes atores sociais.
​
Entendemos ser fundamental para melhorar as condições de vida em sociedade, combater a desinformação e lutar por um Estado Democrático mais sólido, levar a cultura e a arte – através de projetos que apelem a uma reflexão (direta ou indireta) sobre estas questões – a zonas do país onde a oferta, e talvez a procura, sejam mais residuais. Temos a convicção de que as futuras gerações (e mesmo as do presente) têm de estar mais e melhor preparadas para lidar com as novas e sempre renovadas problemáticas do mundo contemporâneo.
​
A Além Mundus começou por desenvolver a sua actividade através do Projecto Educativo, com duas criações destinadas ao público infantil - a adaptação dos Contos Populares Portugueses, obra de Adolfo Coelho, de leitura obrigatória para o 2º ano, para formato de filme e o espectáculo de teatro itinerante Quem Conta um Conto, adaptação dos Contos para a Infância, de Guerra Junqueiro, uma das obras de leitura obrigatória para o 3º ano.
​
Atualmente encontra-se a desenvolver o projeto participativo, O Despertar da Teatral' idade.